sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VEREADORES EM PE DE GUERRA


Com oito votos favoráveis e quatro contrários, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 003/2010 que antecipava para a segunda quinzena do mês de agosto a eleição da Mesa Diretora da Câmara, Biênio 2011/2012, foi derrubada pelos vereadores durante Sessão Plenária realizada nesta terça feira.  Para ser mantida a proposição necessitava de nove votos favoráveis, de acordo com determinação do Regimento Interno da Casa.
            Durante a plenária, o vereador Claudiney apresentou requerimento solicitando que a emenda fosse colocada em Pauta, uma vez que a mesma, não fazia parte da pauta prevista para reunião do dia 10, sendo aprovado pelos presentes. Porém algo inusitado aconteceu, mesmo tendo sida aprovada em primeiro turno, a emenda foi rejeitada pela Câmara Municipal. Por se tratar de emenda,  á Lei Orgânica, para sua aprovação seria necessária a maioria absoluta, ou seja, eram necessários 09 votos para que a eleição acontecesse ainda este mês.
            Votaram a favor da emenda os vereadores: Dr. Caio Dutra (PMDB), Gilberto Doceiro (PMDB), João Pena (PMDB), Toninho Rogério (PMDB), Claudinei Dias (PT), Dalton Andrade (PT), Renato Gomes (PV) e Reginaldo Tristeza (PSOL). Contra votaram os vereadores: Milton Saraiva (PP), Dr. Euro Andrade (PP), Dr. Celso Paiva (PT) e Marcelo da Cooperseltta (PMN). Apesar de o voto do presidente não ser considerado, Duílio de Castro (PMN) também manifestou a sua rejeição pela proposição.
            A proposta assinada por 10 vereadores havia sido aprovada em 1º turno de votação na Reunião Ordinária realizada em 13 de julho, sendo derrubada desta vez durante a sua apreciação em 2º turno.
           Durante justificativas dos vereadores, fizeram uso da palavra o vereador Milton Saraiva afirmando que sua ação em votar contraria a essa emenda se deve ao fato de que “mesmo sendo cada um livre para votar contra ou não determinadas matérias, estava em jogo minha moral e minha consciência. Estou consciente de minha atuação. Votei favorável em primeira votação sim, mas que o rumo das negociações jamais colocaria em risco minha idoneidade sobre minhas atuações. Pagar o bem com o bem é primordial, mas o mal se paga com justiça. Onde passei deixei honra e devo somente a Deus e não aos homens”, concluiu Milton Saraiva.
        O vereador Claudiney afirmou que essa emenda proposta serviria para que o novo presidente pudesse iniciar seus trabalhos com antecipação: “essa emenda veio para que depois da redução do repasse feito á Câmara de 7% para 6%, daríamos a oportunidade de o novo presidente conhecer de perto o seu real papel na direção da Casa. Esta é uma situação conturbada e difícil, ao que tudo indica, houve outros interesses uma vez que em julho todos os vereadores queriam antecipar a eleição e nesta votação, já não querem mais e a emenda sacrificada. È uma grande perda para o legislativo não antecipar esta eleição, posso afirmar isso”, afirma Claudiney.
         Para o vereador Marcelo da Cooperseltta, todo o trabalho de um vereador deve ser feito com transparência: “fizemos varias reuniões, todos nós vereadores na casa de Dr. Euro, firmamos um acordo, mas logo depois, reuniões foram feitas, da qual eu não participei, por isso decidi votar contrario a emenda por acredito que um vereador deve fazer seu trabalho transparente e vi que neste assunto, tornava difícil antecipar as eleições”, destaca Marcelo.
           A reunião plenária desta terça feira chamou muito a atenção do publico presente. Toda a imprensa anunciava a antecipação das eleições para agosto, uma vez que a emenda havia sido aprovada em primeiro turno, porem, mudanças de percursos fizeram com que alguns vereadores voltassem atrás de suas votações e rejeitassem a emenda.
            Sendo assim, e de acordo com o Regimento Interno da Câmara, a eleição da Mesa Diretora que administrará a Casa durante o Biênio 2011/2012 ocorrerá apenas na segunda quinzena de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário