Parque da Boa Vista
Há mais de 25 anos a feira da Boa Vista funcionava nas ruas Paraná e Santa Catarina, atendendo todos os domingos uma média de duas mil pessoas. Apesar da tradição e importante referência na cidade, a feira estava posicionada na porta de muitas residências, provocando incômodo dos moradores. Com a mudança das barracas para o Parque Náutico da Boa Vista, tanto os feirantes quanto a população do bairro foram beneficiados, já que o novo espaço possui infraestrutura mais adequada ao propósito da feira – que oferece hortifrutigranjeiros, artesanato, carne e praça de alimentação.
A inauguração do novo espaço aconteceu no último domingo (02), tendo passado pelo local cerca de 5 mil pessoas; para o próximo (09), promete reunir um número ainda maior de pessoas. “A feira ficou mais organizada, cada setor possui cor específica das barracas, os feirantes venderam muito mais do que o de costume, a população ficou melhor acomodada e ainda podem se divertir com as atrações de bandas locais”, comenta o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Eder Bolson. De acordo com o secretário, a mudança era uma reivindicação antiga dos moradores das ruas Paraná e Santa Catarina. “Precisamos fazer muitas melhorias, como troca do piso e reforma dos banheiros, mas a mudança já é um sucesso”, afirma o secretário.
Margarida Dolores Ribeiro é líder comunitária e moradora da Rua Paraná. Durante todos esses anos Margarida e sua mãe, já idosa, convivem com a feira e a mudança é algo que desejam há muito tempo. “Acompanhei as reuniões porque tinha a esperança de que a decisão atendesse as duas partes, feirantes e moradores. Convivemos muitos anos com os feirantes, criamos uma relação pessoal”, comenta Margarida. Apesar da proximidade, o incômodo era constante, de acordo com a moradora, porque todos os domingos a montagem das barracas começava às 4h da manhã. “A nova feira foi um espetáculo de organização, uma conquista inacreditável, só seu ouve elogios por todo lado, os proprietários das barracas ficaram felicíssimos”, complementa a moradora.
Lucro para os feirantes
Dorinha, da barraca do Scooby, que está na feira há dez anos vendendo churrasquinho, tropeiro, arroz temperado e camarão, também só tem elogios para a nova estrutura. “A inauguração foi um sucesso. Todo mundo estava com medo, a mudança é difícil, mas o resultado surpreendeu a todos”, afirma Dorinha, que gostou ainda mais do retorno financeiro que a mudança provocou, não apenas para sua barraca, mas para a maioria dos expositores. “Se tivéssemos levado o dobro de mercadoria, tínhamos vendido, estávamos mesmo precisando de uma injeção de ânimo”, completa a feirante, animada para o próximo domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário