quarta-feira, 10 de março de 2010

POLITICA, ETICA E CIDADANIA PODE SER DISCIPLINA ESCOLAR


Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Sete Lagoas, realizada na terça-feira, dia 09 de março, foi aprovada por unanimidade o Anteprojeto de Lei 016/2010 de autoria do vereador Dr. Caio Dutra (PMDB), que dispõe sobre a introdução da disciplina “Política, Ética e Cidadania” na grade curricular da Rede Municipal de Ensino do Município de Sete Lagoas.
A disciplina “Política, Ética e Cidadania” terá como principais metas o maior envolvimento das novas gerações na vida política e formação de cidadãos críticos, responsáveis pelo meio em que estão inseridos.
O conteúdo programático das aulas deverá abranger aspectos políticos e sociais que atualmente são tratados apenas em caráter superficial, como valores humanos; história política de Minas Gerais e do Brasil, dando certo enfoque para as questões da comunidade a que cada qual pertence; grandes nomes relacionados à política e sociedade setelagoana; partidos políticos; Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente; direitos e deveres dos cidadãos, representação política; explanação detalhada e diferenciada sobre os três poderes; cidadania e voto consciente; o atual papel que o jovem desempenha na sociedade e como tornar suas idéias mais eficazes politicamente; tipos de governo e democracia, origem e conceito; política filosófica; geopolítica contemporânea, oferecendo parâmetros básicos relacionados à conjuntura internacional; atividades sociais (voluntariado, ONGS, associações e outros); o mundo atual, suas conquistas e seus problemas. O conteúdo poderá ficar sujeito à modificações a serem feitas pela Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas.
Caberá à direção de cada Escola providenciar para que a matéria seja ministrada, no mínimo, uma hora-aula semanal.
A aplicação das aulas deverá ser realizada observando-se a metodologia diversificada, aulas expositivas teóricas no ambiente escolar e aulas práticas dentro e fora do ambiente escolar.
As aulas teóricas devem ser expositivas e contar com debates e projetos dos alunos para um real aproveitamento e para tornar o assunto o mais agradável possível. As aulas práticas poderão ser ministradas através de visitas a instituições como Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Autarquias, Fundações, Sociedades de Economia Mista, ONGS e outros órgãos públicos, se possível ou ainda, através de simulações na própria instituição de ensino, de acordo com as possibilidades da escola.
As aulas serão ministradas por professores licenciados na área de Ciências Humanas e afins, e o material didático poderá incluir apostilas, filmes, documentários, slides, transparências, livros, revistas, jornal ou internet, de acordo com o critério da instituição.   
Esta iniciativa visa resgatar os valores humanos, a ética do ser, do fazer e do ter no exercício de uma cidadania consciente em prol de uma política pautada nos princípios da legalidade, da transparência, da igualdade e da busca do bem comum.
 

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