terça-feira, 9 de março de 2010

Olho vivo ajuda combater criminalidade


Em dez dias de funcionamento, câmeras monitoradas pela PM e Guarda Municipal registram 40 situações suspeitas e 10 pessoas são presas

As 27 câmeras do Olho Vivo no Centro da cidade já ajudam a Polícia Militar a combater a criminalidade. A Central de Vídeo-monitoramento registrou 40 casos de roubos, furtos e abusos no trânsito, ajudando a PM a prender dez pessoas. A ferramenta de segurança começou a funcionar dia 10, em uma parceria da Prefeitura de Sete Lagoas, governo do estado e PM.
 De acordo com o tenente Lupi, do 25º Batalhão da Polícia Militar, viaturas foram aos locais para abordar os suspeitos mostrados pelo sistema de vigilância durante os dez dias de funcionamento. O pouco tempo em operação ainda não permite traçar um comparativo do Centro com e sem as câmeras de vigilância, indica o tenente Lupi. 
Para a presidente do Conselho Municipal de Defesa Social, Maria das Graças de Almeida, a expectativa é reduzir o índice de criminalidade em 45%, como aconteceu em outras cidades do estado que receberam os equipamentos e a central de controle das imagens. “O projeto é muito bom. Pensamos em já batalhar para levar o Olho Vivo a mais pontos da cidade”, considera Maria das Graças. O comerciante Wanderson Reis, acredita que a ferramenta de vigilância chegou em boa hora. “Traz segurança para quem vem comprar e segurança também para o comerciante”, diz Reis.

segunda-feira, 8 de março de 2010



Bem aventurada a mulher
que cuida do próprio perfil interior e exterior, 

porque a harmonia da pessoa faz

mais bela a convoivencia humana.
 Bem aventurada a mulher que ao lado do homem,
exercita a própria insubstituível 
responsabilidade na família, na sociedade,


na história e no universo inteiro.

Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e

a guardar a vida de

maneira humilde e grande.
   Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz
crescer e protege a vida.

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a 
sensibilidade e a cultura a serviço dela, 

onde ela venha a ser diminuída ou 
deturpada. 

Bem aventurada a mulher 

que se empenha em promover um mundo
mais justo e mais humano. 

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, 
encontra Cristo:

escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do 
evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. 

Bem aventurada a mulher que, dia após dias,

com pequenos gestos, com palavras e atenções que 
nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. 
A TODAS MULHERES QUE LUTAM, 

QUE CUIDAM DE SEUS FILHOS, DE SEUS
MARIDOS E DE SUAS CASAS. 

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

sábado, 6 de março de 2010

RESTAURANTE DO TRABALHADOR AINDA É FOCO DE COMENTÁRIOS

Visão do Restauraunte do Trabalhador

O restaurante do Trabalhador, continua com suas portas fechadas. Segundo informações advindas da Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura, através de um comunicado, foi explicado que o fechamento se deve a uma intervenção feita pela Vigilância Sanitária, que constatou inúmeras irregularidades, não atendendo á legislação vigente e que deveriam ser sanadas conforme relatório entregue á Administração Municipal.

O Jornal Canal Livre, através do vereador Reginaldo Tristeza, PSOL, teve acesso ao relatório técnico oficial e em momento algum afirma ser necessária a interdição total. Por se tratar de um estabelecimento de “serviço de interesse da saúde” está sujeito a o controle sanitário e as determinações sanitárias vigentes, destinadas a promover, proteger e preservar a saúde, foi solicitado o fechamento temporário da área a ser reformada para que não oferecesse nenhum risco ao consumidor e que em momento algum a população seria prejudicada pois o almoço será servido normalmente sem prejuízo para ninguém.

Preocupado com tal situação o jornal Canal Livre, iniciou uma pesquisa sobre o assunto, adquiriu vários dados que não condizem com o que vem sendo divulgado pela administração e que devem ser tratados de forma mais séria e a população merecendo obter informações e explicações a respeito de tal assunto.

De acordo com o relatório da Vigilância Sanitária, assinado pelos fiscais que estiveram no local, por se tratar de um restaurante industrial com produção de aproximadamente 1.500 refeições/dia, onde foram constatadas inúmeras irregularidades que deveriam ser sanadas em um prazo de 30 dias. A informação foi repassada ao secretário de Justiça Social Léa Braga, no dia 31 de agosto de 2009, pela diretora da Vigilância Marilene Martins da Silva Bicalho Lopes.

No comunicado Oficial da Prefeitura, O Restaurante do Trabalhador foi fechado temporiamente por recomendação da Vigilância Sanitária Municipal para adaptações e reparos não executados nos últimos anos o que levaram ás condições sanitárias impróprias para o atendimento seguro à população sete-lagoana, o que determinou o seu fechamento;

Diferentemente do que tem sido divulgado na imprensa local, as obras exigidas pela Vigilância Sanitária não se constituem em obras de pequeno porte; para solução definitiva do problema, a Administração Municipal realizou processo licitatório, na modalidade ‘Concorrência’, cujo objeto foi a outorga de concessão de bem público precedida de obra de adequação sanitária, ou seja, a condição necessária de participação no certame foi de que a empresa vencedora assumisse a integral responsabilidade pelas reformas necessárias, sem ônus para o município; Concluído o processo licitatório, o orçamento específico para as adaptações e reparos exigidos, apresentado pela empresa vencedora, confirmou o seu expressivo porte, alcançando o montante significativo de R$ 252.640,00. Evidenciando a qualidade e a lisura dos procedimentos de contratação de serviços realizados pela atual Administração Municipal, a empresa vencedora do certame apresentou, rigorosamente, os mesmos preços oferecidos em licitação realizada na gestão anterior, em 2008, para o Restaurante Popular, e que vem sendo praticados nos últimos dois anos, mesmo tendo que, adicionalmente, custear a reforma acima mencionada. Este comunicado foi enviado á imprensa e publicado no site da prefeitura no dia 18 de fevereiro.

Procurando informações junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, o Restaurante do Trabalhador, localizado na área central da cidade, não é registrado e por isso não recebe nenhum recurso, ou seja, o Restaurante do Trabalhador era e é mantido exclusivamente com recursos próprios da Administração Municipal, denominado Projeto Pão e Vida. Já o popular da Rua Joaquim Drumond, 55, bairro Henrique Nery, recebe os recursos do Ministério de acordo com projeto e registro junto ao Governo Federal. Esses dados foram conseguidos junto ao Ministério através de envio de email da senhora Adriana Scorza Guimaraens.

Agora fica uma pergunta no ar: O que realmente está acontecendo? A população está sofrendo com este fechamento, já que milhares de trabalhadores ficaram sem onde fazer suas refeições.

sexta-feira, 5 de março de 2010

MARCELO COOPERSELTTA PODE SER LIDER DO PREFEITO


Marcelo Pires - Cooperseltta- pode ser o lider do Prefeito na Câmara
Em breve o executivo terá seu Lider novamente.

Ainda sem definição, tudo indica que o próximo líder do prefeito na Câmara Municipal de Sete Lagoas deverá ser o vereador Marcelo da Cooperseltta. Hoje sem liderança, depois da renúncia do vereador Renato Gomes, o vereador Marcelo vem sendo sondado e procurado pela Administração para que o mesmo venha assumir a liderança na Câmara e seja o representante do Executivo Municipal no Legislativo para defender as matérias enviadas e tenha aprovação dos demais vereadores.

Para o vereador Marcelo da Cooperseltta, se tornar um líder do Prefeito na Câmara é necessário ter consciência do trabalho a ser desempenhado: “Olha tenho conversado muito a respeito com o próprio prefeito sobre ser o seu líder na Câmara. Ao contrario que todos acham essa é uma responsabilidade muito grande para um vereador, representar e defender as idéias do prefeito através de seus projetos. Tenho avaliado muito essa questão e na próxima semana teremos uma resposta. Tenho ainda buscado junto ao prefeito algumas reivindicações que atendam aos anseios do povo e esse sim é meu propósito. Vamos ver o que acontece nos próximos dias.”

Para ser um líder na concepção do vereador Marcelo, “é preciso ter total autonomia junto aos secretários para que possamos trabalhar e conferir uma harmonia entre o Legislativo e o Executivo.” Sete Lagoas não pode parar. “não podemos ficar com cada um brigando por seus objetivos e esquecer o principal objetivo que é o povo.” Argumenta.

As reuniões da Câmara acontecem todas as terças feiras, no Edifício do Bela Vista, 5º andar e é aberta ao público: “Olha mesmo ainda não tendo líder e nem sendo líder do prefeito, é de extrema importância nós do legislativo termos o apoio da população em nossas reuniões e creio que na próxima semana, terei ao certo essa resposta se aceito ou não a ser líder do prefeito na Câmara Municipal.”


Vereadores durante reunião Plenária

CÂMARA NOMEIA MAIS UMA COMISSÃO


Na reunião plenária da Câmara desta ultima terça feira, foi nomeada mais uma CPI - Comissão de Inquérito Parlamentar. A abertura de uma CPI foi devido ao requerimento apresentado pelo vereador Caio Dutra, que depois de receber em seu gabinete um oficio de um funcionário da administração municipal, sobre possíveis doações feitas pela Empreiteira Prefisan ao Cramam, empreiteira vencedora da licitação para executar obras do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento em Sete Lagoas.

Segundo o vereador Caio Dutra a Comissão vem para investigar o PAC em Sete Lagoas e é formalmente criada pela Câmara de Sete Lagoas: “Solicitei esta CPI, mas eu mesmo não vou participar como membro, mesmo depois de insistir minha indicação, não fui nomeado pelo presidente da Casa”. Caio Dutra afirma ser necessário a Câmara buscar informações e fiscalizar: “Como existe indício de possíveis irregularidades cabe ao poder publico constituído que é o legislativo verificar se tem ou não procedência essas denúncias se tiver tomar as providencias e não se calar como tem se calado atualmentei.”

Foram nomeados membros desta comissão, nomeada pelo Presidente Duílio de Castro os vereadores João Pena, PMDB, Marcelo da Cooperseltta (PMN) e o vereador Claudinei Dias (PT).

BURACOS GERAM RECLAMAÇÕES NA CIDADE

Rua Caxambú, Bairro Padre Teodoro. Nem coletivos conseguem
 trafegar com tranquilidade.

Moradores do bairro Padre Teodoro procuram a redação do Jornal Canal Livre para reclamar as condições das ruas do bairro. A Rua Caxambú é um exemplo de como os moradores e motoristas conseguem driblar os buracos ale existentes.

Para mostrar sua indignação com tal situação, o morador Clésio, juntamente com outros moradores fizeram um boneco e colocaram dentro de um dos buracos para ver se chama a atenção ás autoridades locais. “Colocamos esse boneco pescador, para chamar a atenção não só dos motoristas como das autoridades.” diz.

A situação é mesmo preocupando já que o transporte coletivo passa por esta rua e encontra dificuldade para desviar dos buracos.

Como se não bastasse, indo ao bairro Padre Teodoro, passamos em frente á Secretaria de Obras e a Garagem Municipal e a situação não é diferente. Os buracos também tomam conta da Rua Manoel Correa da cunha e em horário de pico, veículos disputam espaço com os buracos e colocam em risco a vida de motoristas e pedestres.

È necessário maior atenção com as vias públicas de nossa cidade. É com sol ou chuva, os buracos continuam causando sérios problemas a toda a população, independente de qual bairro seja.

    Rua Manoel Correa da Cunha, em frente a secretaria de Obras

BETO ANDRADE ASSUME SECRETARIA PARTICULAR


   Numa posse concorrida, onde estive presente o ex prefeito Marcelo Cecé, foi empossado o novo Secretário Particular do Prefeito, Beto Andrade, funcionário efetivo da Prefeitura há mais de 20 anos. O gabinete se tornou pequeno para a quantidade de pessoas que estiveram lá prestigiando Beto Andrade, amigos de longa data que acompanham de perto o trabalho desenvolvido por ele na Prefeitura de Sete Lagoas.
Beto Andrade iniciou sua carreira pública como contínuo e desde então não saiu mais da Prefeitura de Sete Lagoas atuando em vários departamentos e sendo Secretário Particular do ex-prefeito Marcelo Cecé, onde era o responsável em atender á    população na ausência do prefeito e buscar soluções para os problemas apresentados.
Em seu discurso de posse, Beto Andrade, agradeceu a confiança a ele depositada pelo prefeito Marcio Márcio Maroca e afirmando “estar comprometido com a sociedade em atender bem a quem o procura e que precisa participar da construção de uma sociedade mais justa em nossa Sete Lagoas.” E acrescentou: “estarei disposto a acompanhar o prefeito em seus atendimentos seja a população ou ao político. Serei o responsável pelo agendamento de seus compromissos e acima de tudo, lutar por uma convivência mais harmônica e eficiente entre o Prefeito e a Câmara Municipal, não se esquecendo jamais do povo.”
O Prefeito Maroca comenta que é de extrema importância o Beto Andrade na sua Administração: “ele será o elo entre o prefeito, os vereadores e a população de um modo geral. Isso é o que nós precisamos para dar um avanço ainda maior á nossa adminsitração.”